Ao manipular a espessura e a composição dos materiais num revestimento low-e, engenheiros e desenvolvedores de vidro podem controlar as propriedades visuais e térmicas do vidro. Estas modificações podem reduzir drasticamente o calor e a luz que passa, ou podem amplificar a luz enquanto reduzem o calor.
Sem aumentar a espessura do vidro, os fabricantes conseguiram aumentar a quantidade de camadas ativas de prata e dielétricas presentes em revestimentos low-e. Assim, o vidro é simultaneamente reflexo da energia térmica na forma de luz ultravioleta e infravermelha.
Capas Single-Silver
Os primeiros revestimentos low-e eram compostos por uma camada de prata e duas camadas dielétricas (cerâmicas) em uma pilha de cinco componentes. A única camada de prata permitiu que o revestimento bloqueasse o calor refletindo a luz infravermelha e ultravioleta, enquanto as camadas dielétricas no revestimento base e no revestimento superior protegiam e “anti-refletiam” as propriedades reflexivas da camada de prata, permitindo a passagem da luz visível.
Capas Duplas-Prateados
No início da década de 1990, os fabricantes de vidro transformaram a fabricação de vidro low-e com a introdução dos primeiros vidros duplos revestidos de prata. Estes vidros apresentam duas camadas de prata e várias camadas microfinas de materiais de desempenho ativo/proativo. Os revestimentos duplos de prata permitiram que esta geração de vidros low-e mantivesse os níveis de transmitância de luz visível que os revestimentos de prata simples low-e, aumentando sua capacidade de bloquear o calor solar (luz infravermelha e ultravioleta) em mais de 30%.
Triplas Capas de Prata
Em 2005, os fabricantes de vidro introduziram os modernos revestimentos low-e de última geração, que apresentam três camadas de prata e várias camadas de material dielétrico em mais de 12 pilhas de camadas tão finas quanto 300 nanômetros. Os vidros revestidos de prata tripla podem transmitir quase 70% da luz disponível do sol para um edifício, bloqueando até 75% de sua energia infravermelha e ultravioleta.
Revestimentos Quádruplos Prateados
Finalmente, os revestimentos quad-silver, que são avanços de última geração introduzidos em 2016, podem bloquear quase 80% da energia radiante do sol enquanto transmitem mais de 50% da luz solar disponível.
Possibilidades infinitas
Devido aos avanços na tecnologia de revestimentos low-e, os arquitetos podem especificar grandes extensões de vidro transparente para oferecer os benefícios da iluminação natural e, ao mesmo tempo, melhorar o desempenho energético e ambiental de um edifício.